quinta-feira, 2 de março de 2017

O que você vê nessa imagem?






Baseado no meu trabalho de conclusão do curso de Pós-graduação em Cuidados Integrativos da Unifesp, a artista plástica Natália Manchon desenvolveu a logomarca para representar o método Exercício Intuitivo Integrativo.

O conceito de liberdade para escolher o exercício físico que faz você SER e não apenas TER um corpo x,y,z é representado pela borboleta, que voa e se movimenta livremente, desfrutando da natureza ao seu redor.

Se movimentar por prazer, com percepção plena e fluidez são características da prática de um Exercício Intuitivo, na abordagem integrativa.

As asas da borboleta são assimétricas assim como nosso corpo, afinal de contas nosso lado direito não é igual ao esquerdo.

No canto inferior direito temos uma ponta da asa da borboleta que faz menção a um seio materno que nutre um filho. E aqui honramos a fonte de inspiração desse conceito: o Comer Intuitivo. Um método da nutrição desenvolvida pelas nutricionistas Tribole e Resch (2003).

As linhas que desenham a borboleta não se fecham, simbolizando a abertura para o novo, a fluidez e as pausas para respirar, isto é, o quanto podemos experimentar modalidades diferentes e exercitar o corpo de várias maneiras ao longo da vida.

As cores azul e laranja também foram escolhidas com um propósito: o azul representa a infinidade de opções de movimento corporal e a conexão com a imensidão azul do céu enquanto o laranja traz a intenção de intuir, renovar, revitalizar, reenergizar, revigorar, isto é, a sensação que o Exercício Intuitivo suscita no praticante. Além disso, também é uma referência a conexão com a terra. 

A cor cinza foi escolhida para nos lembrar que nossa vida é feita de luz e sombra. A dualidade está representada na figura para refletirmos que podemos acolher nossas sombras, medos e insatisfações ao invés de afastá-las e não aceitá-las.

E, por fim, essa dualidade também está simbolizada no canto esquerdo superior e no canto direito inferior, com dois círculos que fazem alusão ao símbolo do Tao, do Yin e Yang, para trazer a importância do equilíbrio.

O método Exercício Intuitivo Integrativo convida você a despertar seu corpo para o exercício físico por meio do conhecimento Ocidental, nas bases da Educação Física, e da mente, com a sabedoria Oriental da meditação.

Integrar corpo e mente para libertar sua essência dos padrões e dar fluência ao seu SER, esse é o objetivo dessa abordagem inovadora.

Um comentário: